domingo, 23 de fevereiro de 2014

Projeto: Os ensaios e os brincantes de quadrilhas juninas


Prezados amigos, 

Desde o início de fevereiro de 2014 estou acompanhado os grupos de quadrilhas nos ensaios, visando os concursos nos festivais folclóricos em Roraima. Confesso que, assistir aos ensaios dos grupos, atualmente, se torno numa terapia. Além de conversar com a equipe da organização, coreógrafos e outros artistas, também fico sentadinha na arquibancada na quadra das escolas ou em outros locais de ensaios, descrevendo o que estou observando durante o ensaio, e assim deu-se inicio a projeção de um futuro artigo científico, por meio do método etnográfico. Segue a proposta inicial:
 

Título do Projeto:
A dinâmica dos ensaios e os brincantes de quadrilhas juninas: do trabalho árduo ao prazer

Pesquisadores: Prof.ª MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque e ........................................

Objetivo: Analisar a dinâmica cultural dos ensaios de quadrilhas juninas da cidade de Boa Vista-Roraima e sua influência na vida dos brincantes. 

Problema: Quais os elementos de atração nos ensaios pelos brincantes de quadrilha? Os ensaios de quadrilhas juninas tem alguma influencia na vida social dos brincantes?

Justificativa: Esta pesquisa é considerada um desmembramento da Dissertação: "As quadrilhas juninas e suastransformações culturais nos festivais folclóricos em Boa Vista-Roraima(2001-2011)". Tem como objetivo a elaboração de um artigo científico. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e registros etnográficos dos ensaios das quadrilhas juninas, além de entrevistas semiestruturadas e aplicação de formulário socioeconômico dos brincantes de quadrilhas juninas, visando fornecer subsídios para o entendimento da dinâmica dos ensaios e sua influencia sobre os jovens participantes deste processo. Nesta pesquisa serão parceiros: o estudo da Cultura Popular e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, atuando como procedimento metodológico na colega de dados. A análise toma como referência, grupos folclóricos de quadrilhas juninas, com o propósito de revelar o perfil dos brincantes e a realidade social dos jovens.  

Metodologia:
A pesquisa está estrutura em quatro etapas:
1. Autorização do Presidente da quadrilha junina para a realização da pesquisa com a assinatura do Termo de Anuência.
2. Realizar um levantamento dos brincantes de quadrilhas juninas (de todos os grupos): quantidade, idade e escolaridade com dados fornecidos pelo presidente da quadrilha. Esta informação será in loco, no preenchimento de uma Ficha de Cadastro dos brincantes das quadrilhas de Roraima.
3. O questionário sobre os ensaios será aplicado os jovens maiores de 18 anos. Amostragem: definir quantidade. Ao preencher a Ficha de Cadastro, o brincante deverá informar se deseja participar da pesquisa, caso positivo, autorizar o envio do questionário por e-mail. A resposta será enviada para o e-mail da professora pesquisadora.
OBS.: Os itens 3 será realizado por meio dos recursos digitais: Blog, e-mail, Facebook e celular.

Projeto em construção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário